A importância de uma boa iluminação

A iluminação vem passando por um enorme avanço no que diz respeito a inovação e desenvolvimento tecnológico. Ano passado, nós da Mercatto estivemos presentes na EUROSHOP 2017, em Dusseldorf, na Alemanha e nos deparamos com uma rica diversidade de estandes de iluminação, os quais focavam em diferenciar espectros de cores do LED para que, com isso, pudessem dar a ênfase necessária para determinadas áreas do supermercado.

Por exemplo, na área da Padaria, o ideal é que seja utilizada a potência de 2700K nas lâmpadas, visto que é uma temperatura de cor que realça os tons quentes e amarelados das massas e pães. Em contrapartida, a potência de 3000K é indicada para o Açougue, enfatizar o frescor e a vivacidade das carnes.

Outro fator obrigatório quando pensamos em iluminação no varejo é o Índice de Reprodução de Cores, o IRC, que deve, preferencialmente estar acima de 90% para que haja a apresentação do produto de maneira análoga a exposição externa desse em um dia ensolarado, ressaltando sua vivacidade. Na foto é apresentada a comparação entre uma iluminação que apresenta, à esquerda, os conceitos corretos de IRC e graduação do espectro de cores do LED para os diversos setores da loja; e à direita, prateleiras nas quais não se aplica tal concepção, causando total desvalorização dos produtos expostos.

Na FEIRA APAS 2018, nos estandes da Stillux e da Luminae, foram apresentadas inovações nessa área a qual, majoritariamente, se estabelecia no exterior e, há algum tempo, tais empresas, bem como outras existentes no mercado, vêm desenvolvendo no Brasil essa tecnologia.

#Varejo #Supermercado #Arquitetura #Inovação #iluminação #importânciadeiluminação #iluminaçãoemsupermercado

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square