6 Pontos Turísticos de destaque em Arquitetura para visitar na Av. Paulista – Roteiro Cultural

July 27, 2018

A Av. Paulista é a mais famosa Avenida do Estado de São Paulo, possui pontos turísticos ao longo dos seus três quilômetros de extensão, e se você está “turistando” na capital, não pode deixar de ler sobre o roteiro cultural que a Mercatto preparou neste post.

 

Se você gosta de exposições, bibliotecas, interações, eventos, entre outros, existem diversos edifícios que abrigam inúmeras atividades culturais e são marcos da Arquitetura Paulistana. Ficou curioso? Então venha descobrir um pouco mais sobre os 6 pontos turísticos e entender o que eles oferecem.

 

 

1 – SESC PAULISTA

Inaugurado em abril de 2018, o Sesc Paulista é um centro cultural num edifício verticalizado, são 17 pavimentos que reúnem diversas atividades culturais, sala de exposições, sala de espetáculos, biblioteca, oficinas, espaços totalmente interativos, cheios de tecnologia de som e iluminação. Também possuem áreas voltadas para esporte como acadêmia, alimentação, e uma linda comedoria. Quer dois motivos pra visitar o Sesc Paulista? Suba até o café – mirante, lá a vista da Avenida Paulista é incrível, e a entrada é gratuita.

 

 

2 – JAPAN HOUSE

O projeto é do arquiteto Kengo Kuman, mostra a visão do Japão Moderno, uma ideia do governo japonês para divulgar como é o Japão do séc XXI.

A Japan House é um centro cultural – com acesso gratuito, que expõe as novidades da arquitetura, arte e cultura japonesa, com a utilização de materiais naturais, a madeira hinoki na fachada, o bambu no mobiliário, e o papel nas tramas internas que dividem o espaço. Possui biblioteca, loja, cafeteria, e se você estiver com fome, a dica é o restaurante Junji Sakamoto.

 

3 – CASA DAS ROSAS

Um antigo casarão de 1930 – com estilo clássico francês, projeto do Ramos de Azevedo, com mais de 30 cômodos, foi restaurada e preservada como um ícone de representação cultural e histórica.

Desde a década de 1990 funciona como museu, onde oferece, eventos, cursos, exposições ligadas a poesia e literatura, sendo ela - a principal atração, por possuir suas características originais e um lindo jardim, onde você pode apreciar um café – e sentir um pouquinho da história deste casarão.

 

4 – ITAÚ CULTURAL

O espaço foi reformulado para funcionar como um centro cultural, abrigando exposições, shows, palestras, filmes, teatro e cursos, com entrada gratuita. O acesso principal do edifício é feito pelo nível da Av. Paulista, e o térreo possui um vão-livre que é evidenciado pelo caráter de uso público.

Marquise e bancos no acesso principal – geram uma visibilidade urbana para o edifício. Você não pode deixar de conhecer a exposição permanente no Espaço Olavo Setúbal, que ocupa dois andares do prédio e reúne 1.364 obras das coleções Brasiliana e Numismática – trazem uma série de artes referentes a cinco séculos da história do Brasil.

 

5 - MASP

Não poderíamos deixá-lo de fora deste roteiro. Quando pensamos na Av. Paulista já lembramos dele – o MASP (Museu de Arte de São Paulo), projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, um marco na arquitetura paulistana, como um volume de concreto – segurado por duas grandes colunas vermelhas e um vão livre de mais de 70 metros – palco de diversos eventos culturais. O espaço do museu conta com áreas de exposição, auditório, salas de oficinas e um café que divide espaço com um mirante para a Av. Nove de Julho. Entre alguns artistas presentes no acervo, encontra-se Renoir, Monet, Cézanne, Van Gogh, Rafael, Bellini, entre outros. Lembrando que a entrada não é gratuita todos os dias, apenas nas terças-feiras, durante o dia todo e nas quintas-feiras das 17hs às 20hs.

 

6 - IMS

O novo museu da Paulista, Instituto Moreira Salles, inaugurado em 2017, é o nosso 6º ponto turístico. Com acesso gratuito, este edifício projetado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos, conta com tecnologia e sustentabilidade, apresenta uma fachada toda envidraçada. O acesso é feito pelo térreo, totalmente aberto ao público e acomoda um restaurante todo em vidro. O programa do museu é dividido em 7 andares, sendo os usos: auditório, cinema, restaurante, galerias de exposição de arte. O que nos surpreende neste edifício é a Praça – IMS, um terraço no meio do edifício com uma vista incrível da Av. Paulista e o Boulevard da Consolação.

 

Aproveite este roteiro cultural para realizar as visitas com a Paulista Aberta – aos domingos e feriados, utilizando o transporte público (existem várias estações de metrô de fácil acesso a Avenida) - você poderá caminhar e desfrutar dos pontos turísticos.

 

Você gostou do nosso roteiro? Qual ponto turístico mais te chamou atenção? Conte pra Mercatto nos comentários e fique por dentro de novidades e informações. Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Tel: 011-5549.6272 / contato@mercattoarquitetura.com.br / © 2015 por Mercatto Arquitetura.

comunicação visual  .  projeto de loja . projeto de supermercado . projeto de franquia

arquitetura de varejo  .  arquitetura de loja . arquitetura de supermercado . arquitetura de franquia  .  projeto comercial  .  arquitetura comercial