6 Pontos Turísticos de destaque em Arquitetura para visitar na Av. Paulista – Roteiro Cultural

A Av. Paulista é a mais famosa Avenida do Estado de São Paulo, possui pontos turísticos ao longo dos seus três quilômetros de extensão, e se você está “turistando” na capital, não pode deixar de ler sobre o roteiro cultural que a Mercatto preparou neste post.

Se você gosta de exposições, bibliotecas, interações, eventos, entre outros, existem diversos edifícios que abrigam inúmeras atividades culturais e são marcos da Arquitetura Paulistana. Ficou curioso? Então venha descobrir um pouco mais sobre os 6 pontos turísticos e entender o que eles oferecem.

1 – SESC PAULISTA

Inaugurado em abril de 2018, o Sesc Paulista é um centro cultural num edifício verticalizado, são 17 pavimentos que reúnem diversas atividades culturais, sala de exposições, sala de espetáculos, biblioteca, oficinas, espaços totalmente interativos, cheios de tecnologia de som e iluminação. Também possuem áreas voltadas para esporte como acadêmia, alimentação, e uma linda comedoria. Quer dois motivos pra visitar o Sesc Paulista? Suba até o café – mirante, lá a vista da Avenida Paulista é incrível, e a entrada é gratuita.

2 – JAPAN HOUSE

O projeto é do arquiteto Kengo Kuman, mostra a visão do Japão Moderno, uma ideia do governo japonês para divulgar como é o Japão do séc XXI.

A Japan House é um centro cultural – com acesso gratuito, que expõe as novidades da arquitetura, arte e cultura japonesa, com a utilização de materiais naturais, a madeira hinoki na fachada, o bambu no mobiliário, e o papel nas tramas internas que dividem o espaço. Possui biblioteca, loja, cafeteria, e se você estiver com fome, a dica é o restaurante Junji Sakamoto.

3 – CASA DAS ROSAS

Um antigo casarão de 1930 – com estilo clássico francês, projeto do Ramos de Azevedo, com mais de 30 cômodos, foi restaurada e preservada como um ícone de representação cultural e histórica.

Desde a década de 1990 funciona como museu, onde oferece, eventos, cursos, exposições ligadas a poesia e literatura, sendo ela - a principal atração, por possuir suas características originais e um lindo jardim, onde você pode apreciar um café – e sentir um pouquinho da história deste casarão.

4 – ITAÚ CULTURAL

O espaço foi reformulado para funcionar como um centro cultural, abrigando exposições, shows, palestras, filmes, teatro e cursos, com entrada gratuita. O acesso principal do edifício é feito pelo nível da Av. Paulista, e o térreo possui um vão-livre que é evidenciado pelo caráter de uso público.

Marquise e bancos no acesso principal – geram uma visibilidade urbana para o edifício. Você não pode deixar de conhecer a exposição permanente no Espaço Olavo Setúbal, que ocupa dois andares do prédio e reúne 1.364 obras das coleções Brasiliana e Numismática – trazem uma série de artes referentes a cinco séculos da história do Brasil.

5 - MASP

Não poderíamos deixá-lo de fora deste roteiro. Quando pensamos na Av. Paulista já lembramos dele – o MASP (Museu de Arte de São Paulo), projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, um marco na arquitetura paulistana, como um volume de concreto – segurado por duas grandes colunas vermelhas e um vão livre de mais de 70 metros – palco de diversos eventos culturais. O espaço do museu conta com áreas de exposição, auditório, salas de oficinas e um café que divide espaço com um mirante para a Av. Nove de Julho. Entre alguns artistas presentes no acervo, encontra-se Renoir, Monet, Cézanne, Van Gogh, Rafael, Bellini, entre outros. Lembrando que a entrada não é gratuita todos os dias, apenas nas terças-feiras, durante o dia todo e nas quintas-feiras das 17hs às 20hs.

6 - IMS

O novo museu da Paulista, Instituto Moreira Salles, inaugurado em 2017, é o nosso 6º ponto turístico. Com acesso gratuito, este edifício projetado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos, conta com tecnologia e sustentabilidade, apresenta uma fachada toda envidraçada. O acesso é feito pelo térreo, totalmente aberto ao público e acomoda um restaurante todo em vidro. O programa do museu é dividido em 7 andares, sendo os usos: auditório, cinema, restaurante, galerias de exposição de arte. O que nos surpreende neste edifício é a Praça – IMS, um terraço no meio do edifício com uma vista incrível da Av. Paulista e o Boulevard da Consolação.

Aproveite este roteiro cultural para realizar as visitas com a Paulista Aberta – aos domingos e feriados, utilizando o transporte público (existem várias estações de metrô de fácil acesso a Avenida) - você poderá caminhar e desfrutar dos pontos turísticos.

Você gostou do nosso roteiro? Qual ponto turístico mais te chamou atenção? Conte pra Mercatto nos comentários e fique por dentro de novidades e informações. Acompanhe-nos em nossas redes sociais!


Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Tel: 011-5549.6272 / contato@mercattoarquitetura.com.br / © 2015 por Mercatto Arquitetura.

comunicação visual  .  projeto de loja . projeto de supermercado . projeto de franquia

arquitetura de varejo  .  arquitetura de loja . arquitetura de supermercado . arquitetura de franquia  .  projeto comercial  .  arquitetura comercial